Dicas para fazer apresentações em inglês

Public Speaking

O primeiro passo para uma apresentação em inglês bem-sucedida deve ser dado antes de se saber da existência dela, que é fazer um curso para aprender e desenvolver o idioma tanto na fala, pronúncia, como na escrita. Mesmo que o seu trabalho actual não exija que fale inglês, é sempre muito bom ter habilidades comunicativas bem desenvolvidas na língua inglesa, pois nunca se sabe quando ela será necessária.

Encontre algumas dicas de como fazer uma boa apresentação:

  • Crie um roteiro

É importante que crie um roteiro com os tópicos que precisa abordar, pois vai ajudar a evitar a fala decorada, a improvisação e dará liberdade para que se expresse, mas sem se esquecer de que é fundamental que a apresentação tenha começo, meio e fim.

  • Evite palavras que não conhece

Com o intuito de impressionar os espectadores, muitos abusam de palavras que não conhecem e, com isso, acabam se perdendo durante a apresentação ou mesmo usando expressões no momento errado ou fora de contexto. Caso precise usar uma palavra que tenha dificuldade em pronunciar, tente procurar uma mais simples para substituí-la, se não encontrar, pratique bastante até que ela esteja na ponta da língua.

  • Utilize os slides como complemento

Outro erro bastante comum em apresentações em geral, é utilizar os slides como uma versão escrita com a intenção de não se esquecer de nada, mas o ideal é que os slides sejam um complemento para deixar a fala mais dinâmica através da exibição de imagens e tópicos, então, atente-se para não colocar textos muito longos.

  • Mantenha o equilíbrio ao se articular

Como sempre, o ideal é manter o equilíbrio e se articular de forma natural, como costuma fazer ao falar em português. Uma dica interessante é praticar em frente ao espelho para que consiga observar a forma como movimenta a boca e evitar que a ansiedade tome conta de si no momento da apresentação. Muitas vezes os nossos estudantes têm tido essa preocupação, porém os nossos programas e a nossa metodologia de ensino (centrada no estudante) ajudam a tornar menos difícil e complicado falar em público. O nosso maior desafio é formar estudantes confiantes e fluentes em língua inglesa, para isso temos maior atenção nas dificuldades dos nossos estudantes, criando mais debates, estimulando a comunicação oral em apresentações de trabalhos, mais diálogo e interacção entre colegas e professor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.