Início Contacto Localização Mapa do site   flag.jpg English Version

 

 

 

Início > Cursos > GELC > GELC Descrição do Nível

 

Descrição de cada nível GELC

 

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) descreve o que um aluno pode ser capaz de fazer em leitura, audição, fala e escrita de cada nível.

 

Nível   Descrição
0 (A1)

Consegue compreender, consegue usar expressões cotidianas e frases muito simples que visam a satisfação das necessidades de um tipo concreto. Pode apresentar a si mesma e aos outros, é capaz de perguntar e responder questões sobre detalhes pessoais tais como: onde ele/ela vive, as pessoas que ele/ela conhece e as coisas que ele/ela tem. Pode interagir de uma forma simples se a outra pessoa falar devagar e claramente desde que esteja preparada para ajudar.

1 (A2)

É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata, (por exemplo: informações pessoais e familiares simples, compras, geografia local e emprego). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem uma troca simples e directa de informações sobre assuntos familiares de rotina. Consegue descrever aspectos simples do seu passado, ambiente e áreas de necessidade imediata.

2 (B1)

Consegue compreender os pontos principais de entrada no padrão claro, sobre assuntos familiares abordados no trabalho, lazer, escola, etc. Pode lidar com muitas situações que poderão surgir durante uma viagem a um local onde a língua Inglesa é falada. Consegue produzir textos simples sobre temas que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências, eventos, sonhos, esperanças, ambições e também pode dar razoes breves a explicações para opiniões e planos.

3 (B2)

É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas no seu campo de especialização. Pode interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torna a interacção normal com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. Pode produzir um texto claro e pormenorizado sobre uma vasta gama de temas e explicar um ponto de vista sobre um dado assunto, as vantagens e desvantagens de diferentes opções.

4 (C1)

É capaz de compreender muitos textos longos, e de conhecer o significado implícito. Consegue se expressar, é fluente e espontâneo sem precisar procurar muito as palavras. Pode usar a língua Inglesa de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode produzir de forma clara e bem estruturada detalhes sobre assuntos complexos, mostrando controlo dos padrões organizacionais de coesão e ligação.

5 (C2)

Consegue compreender com facilidade praticamente tudo que ouve ou lê. Consegue resumir informações de diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. Pode expressar-se de forma espontânea, muito fluente e preciso, identificando tons mais subtis de significado mesmo nas situações mais complexas.